thumb

Usando Empty para imagens de referência

Outra alternativa, alem de Background Image, para você colocar suas imagens de referência na janela 3D para desenvolver seus objetos é usando o objeto EMPTY.

Usar o objeto Empty oferece algumas vantagens sobre Background Image, e uma que acho bastante interessante é a de que, quando você movimenta o objeto entre as várias vistas, não perde a imagem de referência de vista. No caso de background Image, ao mudar para a vista perspectiva, não se vê mais a imagem.

Veja agora, como usar o Empty para colocar suas imagens de referência na Janela 3D.

Você pode colocar a janela de arquivos em destaque para facilitar a transferência de imagens para a janela 3D, ou pode usar o modo tradicional.

Para colocar o Empty como protagonista para suas imagens de referência, siga as indicações abaixo.

SHIFT + A> EMPTY > IMAGE

blender_empry_01

Tão logo coloque um empty na janela 3D, terá disponível, na janela de propriedades o ícone do Empty que permite manipular alguns itens.

Se ainda não escolheu Image, nesse ícone da janela de propriedades ainda há tempo para fazê-lo.

Verá também na janela 3D um pequeno plano em um ângulo praticamente “invisível”. Ele estará voltado para a vista top (7).

Você pode mudá-lo para a vista 5 ( R + 90° + X) e verá o plano ainda vazio.

Nesse momento vamos então trabalhar para colocar a imagem de referência que queremos para usarmos em nosso projeto.

blender_empry_02

Clique em OPEN, nas configurações de Empty, e escolha uma imagem de referência. Nesse caso, a gente sempre procura por uma “blue print” ou “model sheet” que tenha a imagem de frente e de lado.

Algumas dessas “model sheet” têm referências do objeto visto de cima, de baixo, etc. Quanto mais ângulos tivermos, melhor.

Aqui vamos usar somente imagem com ângulos de frente e de lado.

A imagem colocada na janela 3D vem com a origem localizada no canto esquerdo inferior. Se quiser mudá-la é só usar os itens de offset, em destaque na imagem abaixo para colocar a origem onde desejar, onde ficar mais confortável para você manipulá-la.

blender_empry_03

Há model sheets que vêm com os vários desenho numa só imagem, há as que vêm em imagens separadas (frente e perfil), portanto você pode (no caso de frente e perfil virem junto) duplicar a mesma imagem e mudar o ângulo para tê-la perpendicular à primeira, ajeitando para que ela fique com o perfil de lado.

No caso da imagem vir separada, como é o caso que estou demonstrando, coloque mais um empty com o mesmo procedimento já descrito acima e gire para que fique perpendicular à imagem de frente.

No caso da imagem vir separada, ainda como é o caso demonstrado, você também pode duplicar o empty e na janela de propriedades, no ícone Empty, buscar a nova imagem no seu computador ou, como ilustra a imagem abaixo, habilitar uma janela de arquivos para o Blender. E aí é só arrastar a imagem para o novo Empty.

Gire-o da mesma forma explicada antes para obter o lado direito de sua imagem.

Veja o resultado na imagem abaixo.

blender_empry_04

É muito válido (e muito mais fácil) conseguir bons resultados usando imagens de referência.

Para achar imagens de forma mais fácil digite sempre no google: “model sheet + o objeto que procura”. Dê preferência a palavras em inglês que, segundo minha experiência, traz melhores resultados.

E, continue a trabalhar e se divertir com o Blender.

Comentários