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Micro displacement. Blender 2.78

Foi acrescentado à versão 2.78 do Blender a funcionalidade chamada Microdisplacement.

A ação relacionada a essa funcionalidade é que o Blender faz cálculos diferenciados, na ação de renderização, para a imagem que se encontra em locais diferentes.

Por exemplo: imagens que estão mais perto da visão são trabalhadas com maiores detalhes e imagens que ficam mais afastadas são trabalhadas com menos detalhes.

O mecanismo tradicional, isto é: o displacement, define detalhes iguais para qualquer região da imagem na renderização, aumentando assim o tempo de render, sendo que não resulta em melhora da imagem, se estimarmos a possibilidade que o olho humano tem de apreender detalhes.

Por isso, microdisplacement, mesmo ainda em modo experimental, apresenta melhor desempenho na renderização, como resultado final.

É um procedimento muito simples de ser usado e você pode acompanhar com a descrição na imagem abaixo:

Passos absolutamente necessários:

  1. Janela de propriedades – Render – Experimental.

  2. Janela de propriedades – Material – Settings – Displacement – True.

  3. Janela de propriedades – Modificadores – Subdivision Surface – Adaptative. No caso do Modificador Subdivision Surface ele deve ficar sempre no final da pilha, pois se houver algum depois dele ele volta ao modo padrão.

  4. Nós – no mínimo uma imagem ligada ao displace do nó de saída. Você pode ligar uma imagem normalmente ao soquete surface e 1 ao soquete displace. No caso da imagem ligada ao soquete displacement, ative “non color data”.

Veja a imagem abaixo:

01

Vantagens:

  1. A renderização é mais rápida.

  2. Usa menos memória; segundo informações, usa até 80% menos memória.

O que foi apresentado aqui é somente o procedimento para o uso de Microdisplacement.

Você pode aplicar tal procedimento de diversas maneiras. Se desejar saber mais algumas pode ver nossos vídeos clicando nos links abaixo:

310- Microdisplacement

311- Microdisplacement (2)

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