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FreeHand Curve

FreeHand Curve dá a possibilidade de fazermos curvas à mão livre.

Os requisitos para obtermos êxito com essa ferramenta são:

  1. – colocar uma curva Bezier na janela 3D – SHIFT + A > MESH > BEZIER CURVE.

  2. – ir com essa curva para o Modo Edição > TAB.

  3. – deletar a curva deixando somente a origem da mesma no Modo Edição.

A partir de então você pode começar a construir curvas usando o mouse/caneta da seguinte forma:

Ainda no Modo Edição, você terá agora disponível as abas: CREATE E OPTION, ambas na janela Tools.

– abra a aba OPTION. Essa aba dá as opções para configurar as curvas. Vamos supor que você queira fazer cabelos com tais curvas. Não esqueça que há muitas outras opções. Cabelos serão usados agora somente como exemplo.

blender-freehand-01

Vejamos algumas definições dessa aba:

Type: tipo de curva

Tolerance: com valores baixos você obtém resultados mais próximos do que foi desenhado, enquanto valores altos, você obtém valores mais suavizados.

Refit: métodos para melhora dos resultados da curva.

Split: divide a curva até o número colocado no item tolerance ser alcançado.

Detect Corners: faz um ângulo reto a partir do momento que o desenho da curva atinge os graus marcados.

Pressure radius – pressão maior ou menor no caso de ser usada a mesa de desenho.

Min: raio mínimo quando é aplicada a pressão mínima.

Max: raio quando a pressão máxima é usada.

Projection depth: define onde e como a curva é desenhada.

Cursor.

Surface, desenha sobre a superfície dos objetos.

Offset – distância de deslocamento da curva da superfície.

Absolute offset: aplica um deslocamento fixo.

Only first: usa somente o início do traço para profundidade.

Normal view: desenha perpendicularmente à superfície.

Normal surface: desenha alinhado à superfície.

View: desenha alinhado ao viewport

Depois de conhecer todas essas definições (que você também pode ler em inglês no Wiki do Blender) vamos continuar com FreeHand Curve.,

blender-freehand-02

Nas minhas configurações o que mudei foi o item Taper Radius, onde Start ficou em 0.00 e End ficou em 0.30.

Comecei todas as curvas do topo da cabeça do modelo, indo com o mouse na direção que o cabelo normalmente cai.

Defini como Surface no item Projection Depth e agora, é sua vez.

Passe para a tab Create e verá agora disponível um item até então indisponível: DRAW CURVE

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Clique nele e volte à janela 3D, comece a traçar as curvas que desejar.

* Para não ter que ficar voltando à tab Create, a cada curva que precisar traçar, pressione SHIFT para traçar curvas seguidamente.

Use FreeHand Curve para essa finalidade e muitas outras que sua criatividade possa mostrar.

A propósito: a modelo foi tirada de um addon chamado ManuelBastioniLAB que pode ser baixado gratuitamente no endereço abaixo:

http://www.manuelbastioni.com/download.php

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