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Animando Texturas no Blender, com Addon AnimAll.

Animando Texturas no Blender, com Addon AnimAll.

Usamos nessa lição um addon que facilita em muito fazer animação de textura no Blender. O addon chama-se AnimAll.

Coloque uma esfera para seguir o tutorial.

Siga as indicações ilustradas na figura abaixo para usar o addon AnimAll.

Primeiramente vá em File > User Preferences:

blender_texturas_01

  1. Escolha o item Addon na janela de User Preferences.

  2. Comece a digitar, no espaço de pesquisa de Addons

  3. Vai aparecer o addon AnimAll. Clique no quadradinho para habilitá-lo.

  4. Salve a ação que acabou de fazer clicando em Save User Settings.

OBS: troquei os números 1 e 2 na imagem acima. Inverta, por favor.

O addon estará disponível numa das abas da janela tools.

Veja na imagem abaixo. O addon faz animação de diversos itens, e o que você deve habilitar é o UV, para animar a textura.

blender_texturas_02

Seguindo a numeração da imagem acima:

  1. Clique na aba do addon AnimAll, na janela Tools.

  2. Habilite o item Uvs

  3. Divida a janela 3D em duas.

  4. Escolha UV Image Editor, para essa nova janela.

Coloque uma esfera na janela 3D e clique em Smooth na janela Tool (volte para a aba Tool – a primeira das abas para achar o item Smooth e depois volte para a aba do addon AnimAll).

Precisamos agora fazer Unwrap da esfera. Se achar conveniente, faça seam na esfera e depois vá para o modo Edição.

Clique na letra U e escolha uma das formas de Unwrap.

No meu caso, optei por um seam na parte traseira da esfera, pois eventualmente as imagens não ficam encaixadas corretamente e isso exigiria mais arrumações. Como o objetivo aqui é falar sobre a animação das texturas, optei por essa forma.

Veja na imagem abaixo o resultado conseguido com um unwrap com somente uma “costura” na parte traseira da esfera.

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Agora, é preciso escolher uma textura. Uma que você queira animar.

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No meu caso, escolhi a acima ilustrada. A textura acima é uma foto minha, trabalhada no Gimp. Você pode encontrar várias texturas em sites próprios do tipo:

www.texturas.com

www.episcura.com

E muitos outros disponíveis. Sempre leia os direitos de uso antes de fazer o download.

Bem, se até agora seguimos os mesmos caminhos, você deve ter um resultado parecido com o demonstrado na imagem abaixo.

blender_texturas_05

Seja no Render Interno ou no Cycles, o processo segue como se exemplifica até aqui.

Observe agora a Timeline.. é o que vamos usar a seguir.

Com o marcador da Timeline no frame 1, clique em Insert no menu do Addon.

OBS: Diminui para 40 frames na Timeline

Veja na imagem abaixo a continuação:

blender_texturas_06

Depois de clicar em Insert na janela do addon para o primeiro frame siga os seguintes passos:

  1. Mude o marcador para o último frame, no meu caso foi o frame de número 40.

  2. Mude a mesh de posição como mostra o número 2, ou para qualquer lugar que queira dentro da janela UVUnwrap.

  3. Clique no botão Insert na janela do Addon.

Volte para o modo objeto.

Pressione ALT + A e veja a animação acontecendo. Divirta-se.

Faça outras animações usando outros primitivos e outras texturas para treinar.

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